domingo, 28 de março de 2010

Geografia e poder

As relações que se estabelecem dentro de determinado espaço dominado pelo ser humano são de total interesse dos estudos geográficos. A interação dos grupos humanos entre si e com o ambiente que o cerca são significativas para compreender a forma como esse grupo se organiza para produzir sua existência e para transformar a natureza de forma a atender às suas necessidades.

Uma vez que a geografia se ocupa de estudar as relações vísiveis e invisíveis que constroem o espaço geográfico, devemos considerar esse estudo como uma análise, também, da forma como o poder se manifesta na organização social, não querendo com isso fazer uma análise antropológica nem sociológica, mas respaldando-se nesses ramos do conhecimento para construir a teia de situações que se entrelaçam para determinar o domínio de uns sobre outros.

Entender que o poder que aqui tratamos é a capacidade de influenciar, determinar, manipular, ocultar, transformar e direcionar as relações que se processam no espaço geográfico é de fundamental importância para compreender de que forma os estudos geográficos são capazes de revelar o poder manifesto no espaço.

Ao longo dos anos, desde que os seres humanos foram capazes de observar a natureza para transformá-la, criou-se uma distinção entre os grupos: de um lado, aqueles capazes de criar soluções para os problemas, capazes de gerenciar as situações, capazes de determinar as necessidades prioritárias a serem atendidas, capazes de controlar a produção de bens, capazes de manipular as informações que seriam disseminadas como verdades entre todos; do outro, aqueles que simplesmente seguiam as determinações dos demais, sem se questionar ou se colocar como agente transformados, apenas executores. Dessa distinção nasceram as relações de poder. O domínio de um grupo pelo outro se dá na medida em que um é capaz de controlar a oferta de oportunidades, a forma como será disposta a distribuição dos bens e riquezas, o acesso a informação, a circulação de informações, a divisão espacial, a infraestrutura... todas essas situações fazem parte das relações de poder que ocorrem no espaço.
Compreenda-se, portanto, que o estudo do espaço geográfico - objeto de estudo da geografia - vai além de decorar nomes de países, rios, montanhas etc. É a busca da compreensão das dinâmicas sociais que se manifestam na forma de organização do espaço, traçando linhas invisíveis que explicam a ocupação e utilização do território por grupos humanos diversos. É o estudo da forma como o ser humano foi capaz de se desenvolver tendo que se relacionar com a natureza e com o seu semelhante.

Geografia e poder é, portanto, o tema central dos estudos traçados para essa disciplina científica muitas vezes desprezada.
Edmario Nascimento da Silva

Um comentário:

  1. eu gostei muito da explicaçao da geografia e do espaço geografico, acho muito importante para o estudo da geografia

    ResponderExcluir