segunda-feira, 3 de maio de 2010

Escala

Há alguns anos, o cinema apresentou um filme de ficção-comédia chamado "Querida, encolhi as crianças". Nele, o pai (um cientista meio pirado) desenvolve um raio de encolhimento que, acidentalmente, atinge os filhos e os fazem ver o mundo de um modo diferente, com todas as coisas em tamanho gigantesco para eles.

A ideia de poder encolher as coisas parece irreal mas não está longe da realidade. Hoje é possível construir pequenos robôs a partir de nanotecnologia, fazendo-os tão minúsculos que são capazes de operar o coração de uma pessoa sem a necessidade de fazer incisões (cortes). Temos celulares minúsculos, chips de computadores cada vez menores e uma série de outras invenções. Logo, não é impossivel encolher as coisas.

Com o espaço geográfico não é muito diferente. Você poderia estar pensando: "Como vai ser possível encolher o espaço geográfico?". A resposta para essa pergunta dada a muito tempo atrás, pelos primeiros cartógrafos. Ao perceberem a necessidade de criar representações do espaço, esbarraram no problema de manter a fidelidade para com o espaço real. A solução foi simples: uma vez que sabiam o tamanho do espaço que se queria representar e o tamanho da superfície onde esse espaço seria representado (inicialmente argila, depois pele de animais e papiro, papel e, finalmente, eletrônico), aplicaram conhecimento matemático para garantir a proporcionalidade entre eles. Dividiram o tamanho da maior distância de fronteira do espaço pelo maior tamanho da superfície onde seria gravada a representação e encontraram um valor que indicava em quantas vezes foi reduzida a realidade para criar a representação. Ao resultado encontrado atribuiu-se o nome de escala. Matematicamente, podemos expressar essa relação conforme o exemplo: 1:25.000.000 (lê-se um centímetro equivale a vinte e cinco milhões de centímetros. Perceba-se, portanto, que a escala é o resultado da relação entre o tamanho real e o tamanho representado. Não se pode dizer que utilizamos a escala para reduzir algo. Na verdade, a escala é o que resulta da redução.

A escala é um indicador para sabermos calcular os valores reais das distâncias que estão representadas em um mapa ou outro tipo de representação cartográfica. Quando tomamos uma distância em um mapa, que será dada em centímetros, multiplicamos o valor encontrado pelo valor indicado na escala. Para isso, é necessário converter o valor para quilômetros. Na escala acima, 25.000.000 de centímetros correspondem a 250 quilometros. Assim, se no mapa encontramos uma distância de 3 cm, multiplicamos por 250 e encontramos o valor de 750 km.

A leitura constante e a observação são suficientes para compreender como funciona essa ferramenta útil no mundo da geografia.
Edmario Nascimento da Silva

2 comentários:

  1. POxa super interessante,assim fica bem fácil aprender a calcular a distancia,lembro me bem que sempre me atrapalhava com esse calculo!rs :)

    ResponderExcluir
  2. Poxa muito legal,assim fica facil aprender,lembro-me bem que tive dificuldade pra aprender esse calculo,pq me atrapalhava demais!rsrs

    ResponderExcluir