quarta-feira, 19 de maio de 2010

A vida em sociedade

Viver em sociedade garantiu a espécie humana não só sobreviver mas também possibilitou avanços e desenvolvimento de estruturas complexas e que se aperfeiçoam a medida que novas exigências vão sendo colocadas pelas diversidades e adversidades que a vida em grupo impõem.

Poderíamos elencar vários fatores importantes para uma convivência possível em sociedade, contudo, vamos nos concentrar unicamente em um: o trabalho. É através do trabalho - como já constatamos em outra oportunidade, ao analisar a formação do espaço geográfico - que o ser humano consegue garantir sua sobrevivência, fazendo surgir inúmeras funções e atividades que só se tornaram possível a partir do momento em que a oferta de alimentos tornou-se suficiente e liberou parte da população para atuar em outras áreas de interesse. O trabalho garante a existência material (casa, comida, roupa, transporte...) do indivíduo mas, também garante a sua existência imaterial, psicológica, invisível, imaginária. Uma sociedade será tanto mais complexa quanto mais complexas forem as atividades e funções desempenhadas pelos indivíduos em seu interior.

Quando estamos estudando a organização do espaço geográfico, pode parecer que foi somente quando o ser humano começou a viver em grupo que as atividades destinadas a garantir a sobrevivência passaram a ser organizadas. No entanto, cabe a ressalva de que foi a organização de tais atividades quem organizou a vivência em grupo. Todo o espaço geográfico está organizado em função do trabalho.

A produção de riqueza, o luxo, o ócio, o lazer e todas as beneses de que alguns poucos desfrutam em nossa sociedade somente são possíveis porque existe alguém para trabalhar e pagar por isso. Quando falamos que há desigualdade social, muitas vezes nos escapa o fato de que essa desigualdade não está no fato de, simplesmente, não termos acesso ao bens e serviços, e sim no fato de que não valorizamos quem de fato proporciona a existência desse bens e serviços.

Quando em exercício de raciocínio, imaginamos quais os elementos indispensáveis para a vida em sociedade, enumeramos sentimentos e valores como o amor, a compreensão, o respeito, o diálogo, a paz, o perdão...etc, deixamos de observar que tudo isso só será possível se, e somente se, houver o reconhecimento devido de que tudo deriva do trabalho.

Nossa sociedade construiu-se sobre um lema: O trabalho dignifica o homem. Contudo, diante da forma como os trabalhadores são expropriados de sua dignidade no cotidiano, seria melhor fazermos uma correção na frase: O trabalho DANIFICA o homem. Assim sendo, procuremos analisar em nosso dia a dia qual o papel que cada um desempenha na construção desse clube que chamamos de sociedade.
Edmario Nascimento da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário