terça-feira, 13 de abril de 2010

Por que tenho que estudar?

Compreender a importância de estudar para as nossas vidas parece ser uma tarefa cada vez mais difícil e que tem se distanciado muito da nossa realidade.

É preciso voltar no tempo, para a época em que o bicho homem caminhava amedrontado pelas florestas, olhando sempre para todos os lados, tentando evitar a surpresa de um ataque de algum animal feroz. Época em que ainda não tinha desenvolvido sua capacidade de articular uma série de eventos, condições, recursos e possibilidades para fazer surgir, como que em um passe de mágica, um objeto preciso a ser utilizado como meio capaz de afastar o perigo ao mesmo tempo em que resolvia questões de outra ordem.

Foi somente quando o bicho homem teve tempo de observar que uma descarga elétrica percorreu o seu cérebro e deu início a uma série de processos que resultaram na articulação dos pensamentos que andavam soltos por sua cabeça. Olhando o crepitar das chamas que consumiam os galhos secos das árvores, encantado com a magia que brotava daquele evento, sem conseguir desviar a sua atenção, dedicando-se em observar cada estalar, cada movimento provocado pelo vento e a mudança que ocorria com a madeira que aos poucos ia se transmutando em carvão, o homem deixou de ser bicho e ganhou nova designação. Estava fadado a, daquele dia por diante, ser chamado de humano.

O ser humano nasce, portanto, junto com a capacidade do bicho homem de aprender sobre os acontecimentos que lhe são externos, transformando de uma vez por todas tudo o que tinha em seu interior. Aprende que é capaz de manipular a natureza e transformar os seus elementos em elementos novos; aprende que é capaz de utilizar os objetos criados de diversas formas diferentes, ora para se proteger, ora para comemorar, ora para se alimentar. ora para decorar; aprende que não mais precisa fugir dos outros animais, tornou-se o soberano entre os bichos; e, de forma espetacular, aprende que é capaz de transmitir, transformar, acumular e ressignificar tudo que aprendeu e cria a obra-prima de toda a existência: a educação.

De tudo que é capaz de transformar a vida dos homens e mulheres, a educação é arma mais poderosa. Se somos criativos e inventivos, dotados de uma imaginação ilimitada e capacidade de superar os obstáculos é através da educação que nos inventamos humanos. O ser humano é o produto mais bem elaborado que surgiu da transformação do espaço. Ao criar os mecanismos para superar sua limitação, o animal homem que antes era submisso a natureza criou a si mesmo diferente de todo o resto chamando-se de ser humano.

Nascemos todos como qualquer outro animal mas pela ação da educação, responsável por nos transmitir e reelaborar o conhecimento acumulado de toda uma espécie, vamos nos criando humanos. Por isso, ao agir sem pensar, abrimos mão da longa trajetória que transformou uma coisa em um ser; deixamos de agir como senhores da natureza para nos igualarmos as feras selvagens que reagem por puro instinto.

Não se surpreenda: você é o resultado de um processo dinâmico e ininterrupto de transformação de experiências práticas em conhecimentos e teorias. Não reme contra a maré. Determine onde quer chegar, aproveite a oportunidade de usufruir da educação e ajude o ser humano a dar um salto de qualidade para se transformar em uma outra espécie, melhor integrada com a natureza, superando o atual estágio de dominador da natureza para novamente se integrar a ela não mais como um bicho, uma fera, mas como um parceiro e cumplice na criação de beleza, suavidade, harmonia e paz.
Edmario Nascimento da Silva

Um comentário: