terça-feira, 27 de abril de 2010

Representar...

Em nosso dia a dia estamos cercados por imagens diversas: sinais de trânsito, ícones no computador, livros e revistas, propagandas na televisão, em outdoors, pinturas de ônibus etc. Todas essas imagens que nos bombardeiam constantemente querem nos transmitir alguma mensagem. Em alguns, para compreender essas mensagens é ncecessário ter algum conhecimento prévio, outras vezes as mensagens são direcionadas para o nosso subconsciente ou para os nossos sentimentos.

Todas essas imagens recebem o nome de representação. A representação é a tentativa de transmitir ideias através de símbolos, ou seja, uma representação qualquer é o símbolo de uma ou mais ideias que se quer fazer compreender. Tomemos como exemplo a ideia do amor. Há várias formas de representá-lo: corações vermelhos ou simplesmente corações, rosas vermelhas, através de poemas e músicas, com um olhar... todos querem transmitir o que seja o amor. Encontramos na Bíblia uma representação do que seja o amor para o apóstolo Paulo, em sua 1ª carta aos corinthios, capítulo 13. No dia dos namorados, rosas e bombons dizem "eu te amo".

Vê-se, portanto, que o ser humano sempre está buscando alguma forma de transmitir suas ideias, seja através de imagens, seja através de palavras ou através de sons. A representação acompanha o ser humano mesmo antes da escrita, quando ele fazeia pinturas nas cavernas para demonstrar a ideia que povoavam sua cabeça. A própria escrita nada mais é que a representação gráfica do som, ou símbolo que busca representar o som. Aos escrevermos estamos utilizando um sistema de símbolos convencionados para representarem determinado padrão sonoro. Por isso, a representação é constante em nossa vida.
Edmario Nascimento da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário