sexta-feira, 16 de abril de 2010

Qual o propósito da educação?

Nos discursos proferidos na escola a educação é meio para que os indivíduos alcancem autonomia de pensamento, tornem-se capazes de agir em consonância com a ideia de cidadania, que implica em ter em conta o que é melhor para o grupo ou sociedade, atingir um bem estar que equilibre a convivência entre todos os membros que o compoem.

Educa-se para que os indivíduos busquem atingir a justiça em suas ações e palavras. Para que possam, diante de uma injustiça, interpor-se em favor do que é justo e certo, ainda que isso não seja diretamente benéfico para si, mas que alcançará a harmonia social.

Pode-se, inclusive, afirmar que a educação tem como finalidade alcançar a felicidade e a paz. A felicidade é um bem perseguido por qualquer pessoa. Ser feliz decorre de conseguir alguma forma de realização do propósito da vida. É feliz o ser humano que sonha e almeja a realização desse sonho. Gonzaguinha nos ensina que sem sonhos se morre e se mata. Consequentemente, o ser humano que é feliz vive em paz com os seus semelhantes.

Note-se, então, que o propósito da educação é de um alcance para além da simples transmissão do conhecimento. Trata-se de buscar o sentido último da vida e nos preparar para atingí-lo. Vai além de um mero momento. Liberta e transforma!

Há de se pensar: Em que momentos se faz a educação? Quando é que, conscientemente, recebemos educação? Quais são os meios adequados para educar o ser humano?

Outras tantas perguntas podem ser elaboradas sobre o tema da educação, mas o fato é um só: não existe hora e nem lugar para a educação. Toda oportunidade deve ser aproveitada.

E como saber que alguém foi atingido pela educação? A resposta é mais simples do que se possa imaginar. Quando começamos a distinguir o que é justo, o que é bom senso, a ponderar sobre os acontecimentos e buscar o equilíbrio.

A escola desempenha um aspecto da educação muito importante: oportuniza que as diversidades encontradas na sociedade possam ser experimentadas em seu ambiente, discutidas, analisadas, compartilhadas preparando, desse modo, os alunos para viverem em sociedade. Quando a escola atinge esse propósito e junto com isso é capaz de fornecer instrução, informação, formação (que não se confundem com educação, antes são partes que podem ser decompostas do todo) podemos dizer que educou o aluno.

Não podemos confundir educação com repetição de conceitos e fórmulas, regras e exemplos. Nem podemos acreditar que alunos que responderam uma avaliação “de cabo a rabo” - para utiliza uma expressão cultural – são os mais preparados para a vida e para atuar na sociedade. Deixemos cair o véu que recobre o nosso olhar e nos esforcemos para atingir o objetivo final da educação, desenvolvendo a capacidade de perceber situações de injustiça e buscando corrigi-las a tempo, antes de provocar uma deformação no lugar da educação.
Edmario Nascimento da Silva

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