sexta-feira, 30 de abril de 2010

Um cochicho...

Para entender qualquer assunto precisamos nos debruçar sobre as partes que o compõem  para buscar o seu funcionamento ou sua razão de ser.

Quando dizemos que estamos estudando isso deveria implicar no ato de buscarmos a compreensão para algum tema, questão, assunto ou fato. Compreensão essa construída a partir da observação das conexões entre o antes e o depois, das relações situadas em níveis sub e que necessitam de um pouco mais de concentração. Estudar significa que estamos em estado de desequilíbrio cognitivo que nos obriga a buscar um ponto para nos equilibrar. Estudar é a busca por desvendar um mistério que se apresenta em forma de pistas a serem lidar e interpretadas para construir ou reconstruir os sentidos que ficaram ocultos ou distanciados.

É um fato cognitivo, emotivo, consciente e ordenado. Não acontece aprendizagem no estudo de forma aleatória. Precisamos reunir as informações de que dispomos, aquilo que já sabemos para com elas criar um ambiente propício para adquirir novos conhecimentos. Tanto mais profundo será o nosso conhecimento quanto mais profunda for a emoção que sentimos ao estudá-lo. Há mais chance de aprendermos sobre um assunto que nos desperta curiosidade, prazer e sensação de crescimento do que um assunto com o qual mantemos uma relação mecânica, obrigatória, sem entusiasmo algum.
Edmario Nascimento da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário